"The Outpost" - 2019
🔑🔑🔑🔑
Um filme verídico muito bom de guerra, sobre o que ficou conhecido como a Batalha de Kamdesh, em um posto avançado americano no Afeganistão que tinha uma péssima localização. E que rendeu duas Medalhas de Honra para dois militares americanos diferentes.
No Posto de Combate Keating, localizado em um vale cercado pelas montanhas Hindu Kush, um grupo de soldados americanos diariamente é atacada pelos Talibã, geralmente o ataque é rapidamente repelido, e geralmente por um contra-ataque de morteiro. O filme centra boa parte da história no Sargento Clinton Romesha (Scott Eastwood) e do Especialista* Ty Carter (Caleb Landry Jones). Em um ambiente remoto e de constante tensão quem comanda o posto é o Capitão Keating (Orlando Bloom) um superior carismático e eficiente que tem o respeito e admiração do restante da tropa. Mesmo em meio a esse clima, no começo, os militares americanos tinham um momento de sossego. A noite era mais tranquila pois os Talibã não possuíam equipamento de visão noturna.
Uma das missões deste posto era ajudar o desenvolvimento local, financiando construção de escolas, etc. O Capitão do posto fica responsável por entrar em contato com anciãos locais para executarem esses projetos, intermediados por um tradutor local. E esse tradutor sempre aparece desesperado dizendo que virá um grande ataque dos Talibãs. A impressão que o filme deixa é que esse dinheiro não era usado para o foi combinado, em dado momento o Posto começa a ser atacado também de noite.
Cientes das fragilidade de sua posição alguns militares já esperam que virá um grande ataque em algum momento. E essa atmosfera se mostra insuportável para alguns que precisam ser mandados para hospital.
Depois de muitas baixas, dois comandantes do posto acabam morrendo, vários pequenos ataques e de atritos com os locais, finalmente vem o grande ataque. Aproximadamente 300 Talibãs contra 40 militares americanos.
Pelos seus atos na tentativa de retomar o Posto de Combate Keating, Sargento Romesha recebeu a Medalha de Honra (vale a pena conferir o episódio, da série documental "Medalha de Honra" disponível na Netflix, sobre ele). Também pela forma como atuou na situação caótica e desfavorável Especialista Ty Carter também recebeu a Medalha de Honra. Outros militares envolvidos receberam também condecorações alguns post-mortem. No filme, atuaram em pequenos papeis, veteranos que estiveram na Batalha de Kamdesh.
Crítica por: Felipe Scripnic
*Talvez equivalente ao Cabo na hierarquia do Exército Brasileiro.
Comentários
Postar um comentário