Podcast: Independência ou Corte #16 - Ismael Caneppele

 Independência ou Corte #16 - Ismael Caneppele



    Dessa vez conversamos com o ator, diretor, roteirista e autor Ismael Caneppele. No dia 22 de Julho será lançado seu primeiro longa: "Música Para Quando  As Luzes Se Apagam". Ele que já fez o roteiro de "Os Famosos e os Duendes da Morte" e "Verlust", e também atuou em novela e na série "Desalma".



Onde Ouvir:







Link dos livros dele:






MÚSICA PARA QUANDO AS LUZES SE APAGAM flutua na fina borda entre ficção e realidade. Uma autora (Julia Lemmertz) chega em uma pequena vila no sul do Brasil, com a intenção de transformar a vida de Emelyn (Emelyn Fisher) em uma narrativa ficcional. Quanto mais a autora provoca Emelyn com suas câmeras, mais Emelyn se torna Bernardo, um adolescente dividido entre viver o seu desejo e continuar desejando.

 

O documentário é a estreia de Ismael Caneppele na direção de longa metragem, pelo qual recebeu o prêmio do júri no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o Prêmio de Filme Mais Inovador do Festival Visions du reel, na Suíça, e o Prêmio Mubi de Melhor doc art no Festival de Sheffield, Reino Unido.

 

Como roteirista é responsável pelos filmes Verlust Os Famosos E Os Duendes Da Morte, ambos originados a partir de seus livros de mesmo nome, dirigidos por Esmir Filho. Essa parceria é agraciada com o prêmio de melhor filme nos Festivais do Rio e de Havana, além de passagem pelas seleções oficiais dos Festivais de Berlim e Locarno, além de ter recebido o prêmio Machado de Assis da Academia brasileira de letras. É autor ainda dos livros A vida louca da MPBSó a exaustão traz a verdade e MÚSICA PARA QUANDO AS LUZES SE APAGAM.

 

Como ator, é um dos protagonistas da série Desalma, Globoplay, do filme Domingo, de Felippe Barbosa e Clara Linhart, pelo qual foi indicado ao Prêmio de Melhor ator coadjuvante no festival do Rio, além de atuar na novela A dona do pedaço, na rede Globo de televisão. 

Atualmente se prepara para dirigir seu primeiro longa metragem ficcional, Questão de pele, uma produção Casa de Cinema de Porto Alegre. 











Comentários