Crítica: The Offer

"THE OFFER" - 2022

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    Uma minissérie excelente, em meio a tanta porcaria, sobre a produção conturbada do clássico "O Poderoso Chefão" - 1972. 

     Criada por Michael Tolkin ("O Jogador" - 1992) e Leslie Greif, a minissérie foca no papel de Albert S. Ruddy , produtor que teve como seu primeiro longa-metragem o próprio  Poderoso Chefão. Ruddy, que  era um programador para Rand Corporation. Ele teve seu primeiro trabalho relevante na co-criação da série "Guerra, Sombra e Água Fresca" (1965-1971), que já foi reexibido pelo Canal 21 no começo dos anos 2000. Miles Teller é quem dá vida a Al Ruddy nessa minissérie, mostrado como um homem que corre atrás e consegue o que quer.

    Mario Puzo (Patrick Gallo) também tem um papel interessante nos episódios iniciais da minissérie, apresentado como um escritor passando por mais um lançamento sem sucesso e passando por dificuldades financeiras, ele decide seguir o conselho de sua editora e escrever sobre a máfia italiana nos E.U.A.. Assunto e pessoal que ele passou a vida  se esquivando.

    A estrutura da minissérie faz comparações interessantes entre: o meio de Hollywood, as gigantes corporações que financiam as produções e a máfia. Desde antes do começo das filmagens a equipe já enfrentou obstáculos, encabeçada principalmente pelo cantor Frank Sinatra (Frank John Hughes de "Band of Brothers" e "Família Soprano"), Sinatra e outros membros da comunidade ítalo-americana acreditavam que o filme retrataria de forma negativa. Resolvendo esse embrólio, Al acaba se enrolando com a máfia italiana de Nova Iorque onde maior parte do filme seria filmado.

  Nessa minissérie Michael Tolkin parece acertar a mão no que havia tentado em "O Jogador" com o personagem Griffin Mill interpretado no longa por Tim Robbins, já na minissérie Robert Evans (Matthew Goode) é um chefe de estúdio bon vivant e que entende do que faz sucesso no cinema.

    Importante salientar o que deu início ao filme e consequentemente dessa minissérie é o romance escrito por Mario Puzo. 



Crítica por: Felipe Scripnic

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