Crítica: The Mandalorian

 "The Mandalorian" 2019-2020

🔑🔑🔑🔑



Jon Favreau e Dave Filoni entendem bem o universo de Star Wars, melhor do que outros diretores, e criam um western espacial com um pouco de filme de samurai. 

Os dois criam novos personagens e usam alguns outros que estavam a margem do universo de Star Wars, como o droide IG-11 e um ughnaut por exemplo.

Acompanhamos a jornada do caçador de recompensas mandaloriano pela galáxia. Até que sua vida corriqueira se transforma quando ele decide levar uma "recompensa" viva. Em certo momento acaba quebrando o contrato com seu cliente e também com sua guilda, então sua jornada passa a ser sobre proteger a recompensa.

A estória se passa depois da queda do Império, mas ainda existem alguns ex-militares e senhores da antiga guerra, se escondendo pela galáxia.

Fazendo jus a ideia original de George Lucas, Jon e Dave no roteiro se aventuram no universo de Star Wars servindo bem melhor do que J.J. Abrams. Eles também fazem uma bela mistura de efeitos práticos com novas tecnologias. 

Um ponto positivo da série é que não se estende mais do que deveria.

Na montagem também é feita uma homenagem a trilogia original com o uso de iris e outros efeitos nas transições.

A ação é bem filmada.

Na segunda temporada temos um episódio bem ao estilo faroeste com o mandaloriano "cavalgando" na cidade e também um episódio com claras as referências a filmes de samurais de Kurosawa, quando o "Mando" encontra a Jedi Ashoka Tano.

A figura darismática de Baby Yoda cria um laço com o mandaloriano "Lobo solitário".

Dave Filoni já havia dirigido a série animada: Star Wars: Clone Wars". Acostumado com animação e grande fã dos filmes de George Lucas, quando foi convidado para trabalhar em Mandalorian pensou que era um trote.

Episódios praticamente independentes, com suas estórias e planetas diferentes.

Vale a pena ver um pouco dos créditos finais , pois são mostradas algumas concept arts do episódio em questão.

A trilha musical, criada por Ludwig Göransson, mesmo responsável pela trilha de "Pantera Negra", merece elogios é peça importante na criação do universo de Mandalorian e não foge das que foram criadas para a trilogia original por John Willians.


"This is the Way"


Crítica por: Felipe Scripnic



Comentários