“Segredos Da Noite” - 2006
Um filme de suspense com Robin Williams (adoro quando ele deixa de lado as comédias), ele faz o papel de um escritor e radialista homossexual casado com Jess (Bobby Cannavale) contaminado com HIV.
No elenco temos ainda Toni Collete (Maravilhosa!), Sandra Oh (Novinha) e Rory Culkin (muito melhor que o irmão famoso). No enredo, o protagonista Gabriel está se separando de Jess e envolve-se a distância com a história de Peter, um menino que foi abusado sexualmente pelos pais na infância, contraiu o vírus da AIDS e está morrendo. Ele foi adotado por Donna e escreveu um livro com relatos pessoais e o enviou para Gabriel.
O filme discute conceitos como altruísmo e carência, tentando mostrar até que ponto nossas boas ações são exclusivamente em prol do outro. Se nossa ajuda não é um instrumento para satisfazer uma vaidade ou necessidade de atenção. O quanto nos alimentamos da dor do outro. Essa pandemia incita questionamentos.
No meio do filme, vemos-nos questionando por que Gabriel insiste em descobrir a verdade. Qual o sentido disso? Para que tanta benevolência com alguém que ele nunca viu. Ele tem essa real necessidade de ajudar Peter ou está tentando descobrir quem ele realmente é. Mas ao final da jornada de sofrimento de Gabriel, descobrimos que o personagens dele e de Donna estão nos extremos opostos desta equação.
O filme está disponível gratuitamente no Belas Artes à la Carte.
Fabio Yamada
Comentários
Postar um comentário