“Plano-sequência dos Mortos” - 2017
O filme "Plano-sequência dos mortos”- 2017 Shin'ichiro Ueda - é uma surpresa do começo ao fim.
🔑🔑🔑🔑🔑
Inicialmente pensamos em um filme de terror japonês de baixo orçamento. Não deixa de ser isso. Mas só a ideia de fazer um filme de zumbis em plano-sequência, deixa aquele filme de guerra no chinelo. No entanto, fui surpreendido após se passarem os primeiros 35 minutos e aparecerem os letreiros. O plano-sequência chegou ao fim. Fui pesquisar na internet a duração do filme (95 minutos?). Descobri que o filme continua após os letreiros.
No decorrer da história, voltamos para a produção do filme e descobrimos que além do plano-sequência, a ideia da produção, seria de um filme em tempo real, ao vivo passando na sua TV.
Utilizando-se de uma metalinguagem tripla, já que a história original do filme é sobre uma filmagem de um filme de zumbi que é interrompida por uma invasão zumbi real. O restante do filme nos apresenta os
bastidores encenados da filmagem, com os ensaios dos atores e suas complicações, transformando o filme em uma comédia de erros.
A filmagem ao vivo revela novas surpresas, que dão novos valores e sentidos as imagens do plano-sequência inicial.
O filme trás um novo frescor ao gênero do terrir, sem precisar de sustos ou efeitos mirabolantes. Provando que uma boa idria com pouco dinheiro pode nos divertir e fazer pensar.
O filme está disponível no MUBI, um aplicativo de streaming especializado em filmes de arte.
Crítica por Fabio Yamada
Comentários
Postar um comentário