"Psicopata Americano” - 2000
Um filme do século passado mas que continua muito atual e cada vez mais relevante. O roteiro é baseado no livro de Bret Easton Ellis, um autor polêmico de livros como Abaixo de Zero e Regras da Atração (também adaptados para o cinema). Tanto o livro, quanto o filme causaram polêmicas no lançamento devido ao modo de como retratam o estilo americano de vida.
🔑🔑🔑🔑🔑
Na história temos Patrick Bateman (Christian Bale magnífico), um executivo de sucesso, bonito, malhado, bem vestido que vive em um mundo de aparências, onde tudo precisa ser perfeito. Ele vive dentro de uma bolha social onde não basta ter o produto (riqueza), ele precisa ser exibido e admirado pelos seus iguais. Ser ignorado ou aparentar menos do que um colega é motivo de autodepreciação extrema (Quantos likes vc tem?).
O seu círculo de amigos é composto por Timothy (Justin Theroux), Craig (Josh Lucas), David (Bill Sage) e Paul (Jared Leto). Ele é noivo de Evelyn (Reese Witherspoon) e amante de Courtney (Samantha Mathis). Sua secretária Jean (Clhoë Sevigny) o idolatra apesar das humilhações frequentes. Esse mundo asséptico e vazio necessita de uma válvula de escape, esse alívio não pode ser alcançado com consumo, baladas, drogas e nem sexo. Então ele decide ceder a um instinto assassino e começa a matar um mendigo, prostitutas e um colega de trabalho, mas não são apenas mortes, são assassinatos com requintes de crueldade no melhor estilo slasher. A interpretação de Christian Bale compondo um personagem que sai de um aparente equilíbrio e descamba para loucura total é perfeita.
A cena das comparações de cartões de visitas dos executivos é impagável e inesquecível, ilustrando uma futilidade de vida na era pré redes sociais. Após assistir o filme, talvez você fique uma semana sem postar fotos ou discursos vazios em suas redes.
Crítica por: Fabio Yamada
Comentários
Postar um comentário